• +55 (11) 4238 7955
  • mandarino@jorgestreet.com.br

premen e equipamentos

O governo em seu Plano de Metas e Bases para Ação do Governo consignou entre seus objetivos uma ação concentrada e renovadora na área da educação. Para tanto o Ministério da Educação e Cultura estabeleceu um Plano de Educação e Cultura. E, dentre as metas definidas no plano Setorial, por foça da Lei 5.692/71, destaca-se a reformulação do ensino de 2º grau, incluindo inovações que atendam às atuações e futuras solicitações do mercado de trabalho e á expansão do ensino profissionalizante.  Assim, o governo firmou contrato de empréstimo com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a execução de um projeto de expansão e melhoria do ensino de escola média e profissionalizante.

Para o projeto específico: Centro interescolar de São Caetano do Sul, mediante o contrato de empréstimo 379 – S.F. – B.R.

Os recursos provenientes desse empréstimo, foi utilizado objetivando a aquisição de instrumentais técnicos e pedagógicos necessários ao desenvolvimento das atividades para o triênio de 1976 a 1978. Basicamente a importância de US$ 550.000 foram distribuídos da seguinte forma:

 

 

Na prática podemos verificar que os recursos foram utilizados para:

-Instalação dos laboratórios de eletrônica, química, instrumentação e metalografia;

-Instalação de duas salas de aula para desenho técnico, uma enfermaria e vestiários para alunos e funcionários;

-Complementação dos equipamentos para oficinas elétricas, mecânicas, máquinas elétricas;

-Complementação dos equipamentos dos laboratórios de metrologia, máquinas elétricas e sala de projetos;

-Instalação de uma biblioteca.

 

Somente em novembro de 1976 é que se deu o início à realização de concorrência pública internacional para a aquisição de equipamentos, mobiliários, material didático, livros e publicações, atendendo ao convênio celebrado pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Educação e o Ministério da Educação.

O processo de desenvolvimento dessa concorrência aconteceu da seguinte forma:

Inicialmente, Diretor e Professores trocaram ideias e sugestões para a elaboração de uma lista de tudo o que seria necessário para o funcionamento dos cursos. Uma vez feito isso, tudo foi encaminhado à Secretaria da Educação, PREMEN e BID para a devida aprovação. Logo em seguida iniciaram-se os preparativos para a licitação que constou dos seguintes requisitos: grupo executivo, cronograma e preparação de documentos como pastas técnicas, contratos, autos, publicações em jornais e montagens de equipes que constituíram a Comissão de Licitação. Por fim, logo que foram entregues as pastas, os avisos às embaixadas e realizadas a entregas dos envelopes contendo as ofertas das empresas interessadas, processou-se a abertura dos mesmos. Estes editais foram publicados nos dias 08 à 11 de novembro de 1976.

Abaixo: Equipamentos elétricos comprado com recursos do Premen..

 

Abaixo: Reportagem publicada no Jornal de São Caetano do dia 13 de setembro de 1975

 

 

Abaixo: Reportagem publicada no Jornal Diário do Grande ABC do dia 29 de julho de 1976

 

Colégio Técnico Industrial "jorge street"