• +55 (11) 4238 7955
  • mandarino@jorgestreet.com.br

sobre esse site...

Contar uma história não é uma tarefa fácil. Por mais que busque informações e queira saber tudo, sempre fica faltando algo. No caso da nossa Escola, existem ainda muitas lacunas a serem preenchidas. Aos longos desses 40 e poucos anos muitas coisas aconteceram e pessoas passaram por aqui, sejam elas trabalhando ou estudando. Muitos já foram completamente esquecidos e outros ainda não. Algumas figuras ainda permanecem sendo lembradas através de retratos ou “causos” contados de boca em boca.


Eu faço parte dessa família a pouco mais de 28 anos e pude conviver com muitos dos primeiros que aqui chegaram, mas para evitar alguma injustiça e esquecer alguém, melhor não ficar citando nomes. Preferi colocar aqui nesse site apenas o início de tudo.  


Tenho sim um laço especial com algumas dessas pessoas e também profunda admiração, servindo inclusive como modelo. Alguns já não estão mais entre nós, com certeza deixaram um belo exemplo de trabalho e dedicação, contribuindo sim de maneira muito significativa para o desenvolvimento da Escola.


Apenas vou citar o Professor  Hamilton Negrão com quem tive contato apenas uma única vez quando ele veio visitar a Escola e fui apresentado como o “cara da fotografia” Ele fez questão de me arrastar pelo prédio mostrando e contando diversas histórias de como as coisas eram quando tudo começou. Infelizmente nunca mais tive a oportunidade de conversar com ele.


Ao longo desses anos fui pesquisando a história da Escola, começando pelo nosso patrono e aos poucos fui descobrindo álbuns de fotografias, slides, documentos, etc. Mas a verdade é que ao longo desses 43 anos muita coisa se perdeu. Muitas coisas não foram registradas. Afinal, a história nem sempre é feita de papel, mas de ações deixadas por quem passou por aqui.


Constantemente descubro algum material novo. Não acaba nunca, você começa a ler algo e quando percebe já está em outra coisa completamente diferente. Uma referência vai te levando a outra e não para. Até o momento o material está em diversos formatos: Fotos, slides, negativos, plantas de construção e até vídeos em VHS. Infelizmente muito se perdeu, mas por outro lado muito venho recebendo para o nosso acervo através dos contatos feitos através da página Memórias Jorge Street no Facebook.


Em minha opinião, nosso povo não tem o hábito de valorizar e preservar a sua história, seu passado. Muitos acham que devemos caminhar somente olhando para frente. Discordo, não existe um futuro sem as lições e acontecimentos do passado.


Esse site não tem o objetivo de contar toda a história da Escola. Apenas ilustra um pouco do começo de tudo, os primeiros anos, o trabalho dos primeiros que se dedicarem na construção de algo em que acreditaram. E mesmo assim, não foi possível contar sobre todos. Muitos que estão aqui, relacionados nas informações ou mesmo em fotos, é tudo o que se tem. Não encontrei outras referências. Como já disse: perdeu-se. Você tem algumas fotos onde muitos aparecem, mas que na verdade você não sabe quem são. Não sabe os nomes.

De qualquer forma, esse site é apenas um minúsculo apanhado de informações que conta a história da Escola e que foge do tradicional já contado por muitos. Vai um pouco além começando lá atrás em 1930.


Se você que está lendo tudo isso tiver algum material que ajude a contar a nossa história, por favor, entre em contato.

 

Obrigado

Marco Mandarino

 

Colégio Técnico Industrial "jorge street"